segunda-feira, 27 de agosto de 2007

"Duas Luas": Esclarecimento!

Copy-paste de email:

A 27 de Agosto o Mundo inteiro irá esperar... O Planeta Marte irá ser o mais brilhante no céu da noite de Agosto. Irá ser tão grande como a lua cheia a olho nu. Isto irá ocorrer a 27 de Agosto quando Marte ficará a 34.65 Milhas da Terra. Certifica-te que estarás a olhar par o céu a 27 de Agosto as 24:30m. Irá parecer que a Terra tem duas luas. A próxima vez que Marte irá estar tão próximo será em 2287. Partilha esta informação com os teus amigos pois ninguém que esteja vivo hoje poderá ver outra vez!...
......................................................................

Copy-paste de NUCLIO in Portugal Diário:

«Isto nunca se verifica», esclarece o Núcleo Interactivo de Astronomio (NUCLIO). «Mesmo nos momentos de maior aproximação Marte nunca deixa de ser somente um ponto brilhante no céu», estando muito longe de igualar a dimensão da lua aos nossos olhos.

Este ano irá registar-se uma aproximação máxima, mas a 24 de Dezembro, e terá apenas 88 milhões de quilómetros, o que fica muito longe dos 56 registados em 2003. Pois bem, a Lua vai estando a 400 mil quilómetros e, por isso, bem mais visível.

Segundo os especialistas, algo similar ao que sucedeu em 2003 só acontecerá a 31 de Julho de 2018, altura em que Marte vai estar a 57,59 milhões de quilómetros de distância da Terra.

Cuidado com os emails que circulam... Informem-se! Get Real!

Baywatch à portuguesa II

Voltei ao Abano e qual não foi o meu espanto de ver que já se avistava nadador-salvador, da casota do alto da rocha! Continuo a achar curiosa a localização do "posto de vigia", sobretudo no que toca às condições de acesso à praia, em termos de facilidade e velocidade de socorrismo. Enquanto me debatia com estes pensamentos, percebi pouco depois que essa questão nem se punha. Para meu espanto, enquanto os banhistas se faziam ao mar (incluíndo crianças e idosos), o nosso "Mitch" entretinha-se a jogar à bola e trocava raquetadas com meninas... De costas ou de lado para o mar (que não é propriamente o do Algarve), para quem quisesse ver. Perguntava eu: "E se alguém se afastar ou ficar em perigo no mar? Não seria suposto ele estar atento? Não é para isso que é pago?"... Resposta do vizinho do lado: "Se alguém ficar aflito, grita"! E é o País que temos. Felizmente sei o que são nadadores-salvadores a sério - para este menino do Abano ou para quem quiser saber, recomendo um tour à Praia Grande, em Sintra, onde os olhos dos banheiros não se desviam (nem por minutos) do mar. Get Real!

No alto das rochas, qual modelo posando para a objectiva de Herb Ritts. Um erro de casting?

Já no seu "meio ambiente", em pleno exercício das suas funções...

O nosso "menino" entretido à direita (clicar para aumentar) e os banhistas no mar. Qualquer semelhança com a realidade é pura veracidade.